7 de fevereiro de 2020
Lembro que quando vi uma esponja facial pela primeira vez fiquei intrigada e cheia de dúvidas. Na época, ela estava recém começando a fazer sucesso em solo brasileiro e até então era algo totalmente desconhecido pra mim. Minha cunhada que é louca por maquiagem que havia feito a compra, e me mostrou toda empolgada como se utilizava.

Quem criou as esponjinhas faciais foi a empresa americana Beauty Blender, e mesmo que agora seja possível comprá-la aqui no Brasil, por aqui a esponjinha tem um valor bem alto. Felizmente, hoje em dia há muitas marcas, tipos e formatos diferentes, e podemos ter acesso a uma esponjinha de excelente qualidade, sem gastar muito pra isso.

E vale a pena? É um acessório que faz diferença de fato na maquiagem? Olha, na minha opinião, faz sim. Primeiro, que, você precisa molhar ela antes de usar. Depois de tirar todo o excesso da água, aí sim que você aplica a base/bb cream/cc cream/corretivo na pele. Por isso, o acabamento na pele vai ficar mais bonito e mais natural. Dá pra usar seca? Sim, com algumas esponjas e com alguns produtos, ela tem um bom desempenho seca. A única coisa, é que dependendo do caso, ela pode absorver muito do produto, causando um certo desperdício.

E entre esponja e pincel, qual é o melhor? Vai de pessoa pra pessoa. Mas, particularmente, mesmo quando eu opto pelo pincel, o acabamento final é com a esponja. Por muitas vezes, dependendo do tipo do produto, o pincel deixa até um efeito “riscado”. Ainda tem a opção de aplicar com os dedos, o que as vezes torna a maquiagem bem prática, mas até nesse caso, uma esponjinha como último passo depois da base/bb cream/cc cream/corretivo faz diferença. Parece que o produto adere melhor na pele, sabe? Acho que o pincel ganha a batalha, no que diz respeito a higienização. Como a esponjinha se usa úmida, ela precisa ser limpa com bem mais frequência que o pincel.

Esponja Gota

Esse tipo de esponjinha é super fácil de encontrar! Tem no tamanho normal, e nesse tamanho mini. A normal comprei de uma marca bem genérica, e a pequena é da Macrilan. Acho uma ótima opção, a esponja grande é ótima pra aplicar base e afins, e a pequena o corretivo, principalmente na área abaixo dos olhos. A Beauty Blender clássica, possui esse formato.

Esponja Gota Chanfrada

Esse é o meu formato favorito. A parte da gota é boa pra acessar alguns cantinhos menores do rosto, e a parte de baixo, chanfrada, ótima pra testa e bochechas, áreas maiores. A minha é da Real Techniques, então teoricamente é mais cara, mas comprei numa promoção bem pechincha. De qualquer forma, tem outras que possuem esse formato e são muito famosas no mercado pela sua qualidade, como a da Mari Saad por exemplo.

Esponja Curva

Esse é outro modelo que também é muito bom de usar pois te dá precisão na hora se segurar. Eu particularmente gosto mais dos outros, mas essa preferência é bem pessoal, o ideal é ir usando e descobrindo qual formato funciona melhor pra você. Essa é da marca Belliz, e considero uma boa esponjinha, mas prefiro as que são mais macias. A Lola por exemplo, não possui um formato favorito, mas um dos seus pré requisitos básicos pra considerar uma esponjinha boa, é que ela seja bem macia.

Esponja Queijinho

Ela ficou popularmente conhecida por esse nome porque o que seu principal modelo é o triangular, que lembra uma fatia de queijo. Esse tipo de esponja, você usa seca e não molha, pois o material que ela é feita é diferente e não absorve a água. Atualmente possui diversos modelos, não só a de triângulo. Eu acho boa, mas nada extraordinário. As duas da foto são de marca genéricas, que comprei em uma lojinha de maquiagem.

Esponja Soft Blend

Teoricamente esse poderia ser apenas um modelo oval, e a foto da esponja serviria pra ilustrar o modelo. Acontece que, gosto tanto dela, que foi a única que quis especificar a marca e indicar diretamente. É da Océane e já fizemos resenha dela aqui. Como podem ver, fiquei tão fã que comprei duas. Uma vez molhada, ela dobra de tamanho. Pode ser usada dos dois jeitos, seca e molhada, e funciona super bem de ambos. É super macia e maleável, então mesmo sem ter pontinha, é fácil de acessar os cantinhos do rosto com ela. Pra completar é super baratinha!

Pra limpar as esponjinhas, eu deixo de molho na água quente com shampoo Johnson’s, mas também funciona super bem com Baby Dove, Sabonete em Óleo da Nivea e até com detergente. Aquelas partes mais manchadas, que não são removidas de jeito nenhum, você consegue limpar com a ajuda do cleansing oil. Pra mais informações de limpeza e higienização, pretendemos gravar um vídeo em breve pro IGTV, fica de olho! E qualquer dúvida, é só nos mandar uma mensagem!

Escrito por: Kaka Farias
compartilhe

leia também

    As maquiagens do SAG Awards 2023
    Anastasia Steele e seu batom misterioso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *