Top Social

Ácido Hialurônico: Pra que serve, como usar, e seus benefícios

09 julho 2020

Se você está por dentro do mundo da skincare, já deve ter percebido que assim como a Vitamina C, o Ácido Hialurônico tem aparecido com mais frequência do que nunca. Basta lançar um produto com esse componente pra ele se tornar automaticamente objeto de desejo! Mas e afinal, o que ele tem de tão maravilhoso? Porque todo mundo quer? Quando usar? Como usar? Lê o post até o final, que hoje vamos solucionar todas as suas dúvidas e provavelmente você vai acabar se apaixonando por ele também!

O que é Ácido Hialurônico? Pra que ele serve?


É uma molécula que está naturalmente presente no nosso corpo, nas nossas articulações, nos nossos olhos, mas a maior parte do Ácido Hialurônico no nosso organismo, está na nossa pele. Talvez você ainda não saiba, mas ela é dividida em três camadas: epiderme, derme e hipoderme. Um estudo observou que o ácido hialurônico se faz presente em mais de 50%, na derme. Mas aí, depois dos 25 anos de idade, a gente começa a diminuir a produção do bendito. Uma das características de uma pele jovem, é justamente seu teor de umidade, e quando começamos a diminuir a produção do ácido, nossa pele perde essa umidade e por consequência perde firmeza e elasticidade.

O Ácido Hialurônico auxilia em manter a proteção natural da pele, ou seja, conservar a hidratação superficial e aumentá-la. É um poderoso umectante, carrega consigo um montão de água tipo uma esponja, fazendo com que a pele fique viçosa, luminosa e hidratada. Resumindo: suas principais funções são: reter água, hidratar e preencher. Por isso os produtos com esse componente viraram febre!

Quem pode usar?


A princípio é indicado pra qualquer tipo de pele. A indicação é que a partir dos 20 anos, as pessoas já podem começar a fazer uso dele. Quem tem pele oleosa, geralmente gosta muito porque os produtos com o ácido hialurônico costumam ser leves, sem pesar na pele mas ainda assim com potencial muito hidratante, e não são oclusivos (ou seja, não vão obstruir os poros causando as temidas espinhas). Quem tem pele seca, também gosta, justamente por conta do potencial de hidratação. De qualquer forma, o mais indicado caso você tenha dúvidas sobre isso, é consultar um dermatologista.

Quando usar?


Antes de mais nada, leia o rótulo do que você for usar. Existem produtos com ácido hialurônico na fórmula que são feitos para serem usados de dia e outros que são feitos para serem usados preferencialmente a noite, e isso vai depender também de quais outros ativos estão na fórmula daquele produto. Sabemos que por ter ácido no nome, a substância assusta um pouco, mas não se preocupe, de modo geral você pode usar independente do horário, ele sozinho não irá queimar ou causar manchas na sua pele. Ácido Hialurônico não é um componente fotosensibilizante.

Maquiagem com Ácido Hialurônico funciona?


Se ele realmente está na composição, funciona sim! É um ativo que, quando está presente na fórmula de produtos de maquiagem, tende a deixar aquele produto mais hidratante. Então se você encontrar uma base, ou um batom por aí que contenha ácido hialurônico, já sabe! É aquela base que te deixará com um glow na pele, e o batom que vai deixar os lábios bem hidratados.
 

Ele dá certo com quais ativos? 


De modo geral o ácido hialurônico pode ser usado normalmente em uma rotina de skincare que inclui outros ativos, sem criar conflitos. O casamento dele com alguns ativos é sucesso ainda maior, com a vitamina C por exemplo, enquanto ela combate os radicais livres, ele garante a hidratação. Outra dupla imbatível é combinar o ácido hialurônico com retinol, juntos eles ajudam a minimizar as linhas finas que já existem e evitam que novas linhas se formem. 


Tipos de Ácido Hialurônico


Quando você for analisar o rótulo dos seus produtos, provavelmente irá buscar por Hyaluronic Acid. E de fato irá encontrar em alguns, mas caso não veja ele na composição, não significa que o produto não contém de fato o ativo. O Sodium Hyaluronate por exemplo, também é um tipo de ácido hialurônico. É uma fórmula criada com uma molécula menor, que penetra com mais facilidade na pele. Tendo Hyaluronic ou Hyaluronate no nome, é porque se trata de um tipo de Ácido Hialurônico, e terá funções que envolvem hidratação (alguns mais que outros), umectação, e prevenção de sinais.

Listamos aqui os mais encontrados em rótulos
  • Hyaluronic Acid - molécula com peso baixíssimo que penetra mais facilmente nas camadas da pele;
  • Sodium Hyaluronate - molécula com peso alto, sua ação se concentra na superfície da pele, age como esponja captando a água presente no ambiente e mantendo ela na pele;
  • Hydrolyzed Hyaluronic Acid - molécula de peso baixo;
  • Sodium Hyaluronate Crosspolymer - molécula de peso alto.  
E aí, conseguimos responder suas dúvidas? Se ficou alguma pode deixar aqui nos comentários!

Mas ao terminar esse post temos uma certeza, se por acaso você ainda não usa produtos com ácido hialurônico, com certeza ficou com vontade de correr pra comprar! 

Referências para esse post:




Um comentário on "Ácido Hialurônico: Pra que serve, como usar, e seus benefícios"
  1. ola! pessoal que artigo maravilhoso em da rainhas da pechincha ! mais Quer saber Todos Segredinhos para Você Fazer Uma Maquiagem Perfeita e Arrasar, Adquira os cursos 
    com Certificados na web e arrasem . acesse o link abaixo
    https://is.gd/luVLAU

    ResponderExcluir