Top Social

Rainhas das Séries: 6 Séries que se passam em NY

25 agosto 2019

Se você é fã de cinema, sabe que muito dos clássicos foram filmados nessa icônica cidade - uma das principais dos Estados Unidos. Tanto é que, existem filmes em que a própria cidade é uma das protagonistas, como Manhattan, de 1979 do Woody Allen. Eu estou na expectativa de fazer o quanto antes essa viagem, mas enquanto isso não acontece, fico me apaixonando por NY cada vez mais, através dessas ótimas séries que conseguem transmitir todo o ar nova iorquino.


Eu poderia falar de F.R.I.E.N.D.S., uma das melhores séries já feitas, mas como foi filmada quase toda em estúdio (exceto pela faixada de alguns locais), preferi optar por seriados em que a cidade estivesse mais presente. Dessa maneira, é possível sentir com mais efetividade que você está de fato na Big Apple. Por isso, Sex And The City não tinha como não estar nessa lista. Algumas das cenas mais marcantes da série, foram filmadas em locais que existem de verdade na cidade, e podem inclusive ser facilmente visitados, afinal são públicos (tem até excursão pra quem quer tirar um dia de turismo só pra conhecer as locações). E se você viu apenas os filmes e já esta satisfeito, deixa eu te contar uma coisa: a série é MUITO melhor, e totalmente atemporal. Dá até pra dizer que SATC é a frente de seu tempo, pois já tratava de assuntos super pertinentes, mas que na época não eram tão abordados na televisão quanto hoje (abuso de poder, feminismo, liberdade sexual, etc.).


Resolvi começar a ver essa série no momento em que li sua sinopse e vi que se passava na cidade. Sweetbitter tem episódios que variam entre 20 a 30 minutos e conta a história de Tess, uma jovem de 22 anos que se muda de uma cidade do interior para Nova York. Lá ela consegue um emprego como garçonete em um restaurante super famoso e requintado. A série aborda a relação de Tess com seus colegas de trabalho que são bem menos amistosos do que ela esperava, a competição de ego entre eles, e principalmente os dilemas que ela tem pra se manter no emprego, e sobreviver nessa cidade que ela tanto idealizou. A segunda temporada começou mês passado, e é produzida pelo Brad Pitt. 


Já faz mais de 10 anos do dia que Gossip Girl estreou na Warner, e eu estava lá na frente da TV pra conferir. Não me marcou apenas pela história - que infelizmente acaba se perdendo lá pelas tantas - mas pela produção, pelo figurino, e obviamente, pelo cenário! É uma série onde Nova York está presente de forma muito intensa! Por exemplo, as escadas do MET aparecem em diversos episódios, assim como o Central Park, e muitas das fachadas que representam as casas dos personagens, são prédios que existem na cidade. Se você se interessou, confere esse post aqui. Confesso que até hoje, às vezes quando vou fazer as unhas, coloco GG na Netflix pra matar um pouquinho a saudade. E mesmo depois de tanto tempo, o figurino ainda é de babar.


Entre essas, The Bold Type é a série que comecei a ver por último, mais precisamente, há duas semanas atrás. São 3 amigas na faixa dos 20 poucos anos que trabalham pra revista feminina Scarlet, cada uma em um segmento. De forma leve e divertida, traz os desafios da carreira das três, além de uma amizade muito bacana, e claro, suas aventuras amorosas. Embora tenha algumas coisinhas em comum com SATC, é diferente, um pouco mais levinha, talvez até pela faixa etária das protagonistas. Tenho me divertido muito, e a história me envolveu totalmente, tô bem viciada. É inspirada na vida de Joanna Coles, que foi por muitos anos editora chefe da revista Cosmopolitan (pra nós no Brasil, a Nova). E onde vemos Nova York? Bom, ela aparece em vários takes, o Central Park principalmente, e dá pra sentir perfeitamente o clima da cidade. O problema é que só alguns takes foram filmados por lá, pois a maioria do seriado se passa na verdade em Montreal, no Canadá. De acordo com sites que pesquisei, a única coisa que não ficou tão real, foram os metrôs canadenses super limpos, bem diferentes da cidade americana. De resto, igualzinho. Pra mim? Filmada em NY e ponto final.


Tudo bem que Mad Men se passa na década de 60, em uma Nova York do passado, mas sinceramente, pra mim isso não é um problema. Aproveita que as 7 temporadas estão disponíveis na Netflix e começa agora a maratonar a história de Don Draper e sua agência de publicidade. Juro que você não irá se arrepender, é simplesmente uma das melhores séries que já assisti. Depois disso, vai conferir o post da Laura Peruchi, onde ela mapeia os principais pontos da cidade que aparecem na série.


Eu já falei de The Marvelous Mrs. Maisel em outro post, aqui, então não quero ser repetitiva. Acontece que seria impossível falar de NY, e não mencionar essa série. Assim como Mad Men, ela mostra muito de uma cidade do passado, mas com locações antigas que estão lá até hoje, e por isso, serviram perfeitamente para essa produção incrível maravilhosa ambientada na década de 50. Clica aqui pra conferir.

Tem alguma série/filme que se passa em Nova York e que é imperdível? Conta pra mim!



Seja o primeiro a comentar:
Postar um comentário