Top Social

Rainhas dos Livros: 10 Livros que Queremos Ler em 2019

08 março 2019

Nós não conhecemos ninguém que comece o ano sem fazer ao menos uma meta. E elas vão desde: "esse ano prometo tomar menos refrigerante" a "esse ano prometo ir mais ao cinema". E uma que está constantemente nos nossos planos é ler mais, ou ao menos, conseguir ler tudo o que planejamos. Ou quem sabe ler todos os livros ainda não lidos da estante? Metas e resoluções não faltam!


- A Amiga Genial - Elena Ferrante: Antes da Lola ir pra Espanha, nós combinamos que compraríamos esse livro e leríamos ao mesmo tempo, pra ir comentando os acontecimentos. Acabou não me prendendo muito e  o resultado foi que não passei da página 40, enquanto a Lola já vai pro terceiro da série. Como ela se apaixonou muito pela história e vive me falando bem, decidi que desse ano não passa! Vou dar mais uma chance e concluir a leitura. Em tempo: A HBO agora tem a série que é baseada no livro.

- Tem Alguém Ai? - Marian Keyes: Sabe essas promoções de livros, que disponibilizam mais de 500 títulos por R$ 9,90 cada um? Aproveitei uma dessas há muito tempo, e comprei vários. Entre eles estava esse que quando lançado, fez o maior sucesso. Eu adoro essas leituras mais leves e bem humoradas, e até hoje não li nada da Marian Keyes. Esse ano vamos mudar essa situação!

- Minha Vida Fora dos Trilhos - Clare Vanderpool: Depois de ler algumas opiniões super positivas sobre esse livro no Skoob, coloquei na minha wishlist. Ganhei de amigo secreto no Natal do ano passado e agora não tenho desculpa nenhuma pra não ler, até porque estou super curiosa. A edição é muito muito linda.

- In Sunlight or in Shadow - Vários autores: Já faz alguns anos que Edward Hopper se tornou um dos meus pintores favoritos. Depois, fui descobrir que muitas de suas obras serviram para inspirar tanto roteiros como fotografias de séries e filmes. A série Mad Men por exemplo, tem várias referências (não a toa sou fã de carteirinha). Sentimentos como a solidão e a melancolia aparecem no seu trabalho, que costuma abrir espaço pra imaginar muitas histórias além daquilo que está na tela. Por isso, o autor Lawrence Block teve a ideia de reunir vários autores para a criação de contos inspirados justamente nas obras de Hopper. Fiquei doida de curiosidade quando descobri esse livro, e embora não tenha ainda uma edição em português, por ele eu colocaria a preguiça de lado pra ler em inglês. 

- O Lado Invisível da Economia, uma visão Feminista - Katrine Marçal: Durante minhas compras de Natal no site da Amazon, me deparei com esse livro e assim que li a sinopse ele foi voando pro carrinho. Nele, a jornalista sueca Katrine, fala de como a economia patriarcal exclui a mulher na sua jornada dupla de gerir família e trabalho. Ela defende que, caso as mulheres tivessem tido mais poder para participar do pensamento econômico, teríamos um mundo mais igualitário em vez de um modelo que funciona muito mais para homens e ricos. Entretanto, antes de me presentear, precisei comprar outros presentes e por isso,  passadas as festas de final de ano, ele será minha próxima compra!


- O Desaparecimento de Stephanie Mailer - Joël Dicker: Eu sou MUITO fã desse autor, descobri ele em 2014 ao comprar A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert de forma bem despretensiosa na livraria, antes de ele virar um sucesso. Depois li a continuação do livro, e quando vi que ele iria lançar esse novo, fiquei muito ansiosa. Fábio (meu marido) ganhou de natal, ou seja, já tenho o livro em casa para ler. 

- Mulheres e Poder, um Manifesto: Mary Beard: vi esse livro em várias listas de livros para mulheres lerem, e sem falar que ele é um livro escrito por uma mulher, algo que eu priorizo entre as minhas leituras. Mary é uma importante historiadora, e esse livro é baseado em duas palestras dela e tem como tema a misoginia sofrida pelas mulheres, dos tempos mais antigos até hoje. 

- A Mulher na Janela - A. J. Finn: falou em livro de suspense, crime e mistério, pode me chamar! Eu leio muito esse tipo de ficção e isso me fez ficar muito crítica ao longo dos anos. Esse não me chamou muito a atenção até que li que vai sair um filme baseado nesse livro esse ano, e a personagem principal é feita pela Amy Adams, ele entrou automaticamente na minha lista de leituras para 2019. Amo ler os livros e depois ver os filmes. 

- Fome - Roxane Gay: mais um livro escrito por mulher, e nesse livro autobiográfico a escritora conta como depois de sofrer um abuso sexual na pré adolescência passou a se esconder dentro do seu próprio corpo, tendo a comida como válvula de escape. Li várias pessoas dizendo que é o tipo de livro TEM QUE LER. 

- Calibã e a Bruxa - Silvia Federici: um dos meus objetivos principais em 2019, se tratando de leitura, é ler mais livros com a temática feminista, aprender mais sobre o tema, se apropriar mesmo. E esse livro é um dos principais na lista de livros importantes. Aqui acadêmicas feministas fazem um contraponto entre a execução de milhares de "bruxas" e o surgimento do capitalismo que coincide com a guerra contra as mulheres. 




Seja o primeiro a comentar:
Postar um comentário