Top Social

Como Usar Iluminador - O Guia Definitivo

13 abril 2018

Ao ler o título desse post, você pode achar que é muita presunção escrever um guia definitivo sobre o uso de iluminadores, mas garanto que não é, e vou explicar o motivo.

Em uma conversa, minha com a Kaka, quando decidimos fazer esse material e que eu seria a "testadora"oficial. Muitas pessoas se perguntam: "Afinal, como/onde usar/passar o iluminador?" então me propus a olhar todos os vídeos possíveis e imagináveis no Youtube e ler muitos posts sobre o tema. E foi o que fiz, assisti a muita coisa e absorvi muita informação. Não dava pra simplesmente escrever o que eu pensava, eu tinha que testar tudo o que diziam e só aí tirar minhas conclusões para passar pra vocês. Então depois de fazer tudo isso, tô aqui pra contar, vamos lá?

Acho que podemos começar falando sobre os tipos de iluminador. Basicamente existem 3 tipos: o cremoso, o em pó (mais difundido e dentro dessa gama de produto ainda podemos separar entre pós prensados e pós "assados") e o líquido. Existem outros tipos como os pigmentos e pós solto, mas esses 3 são os mais conhecidos e mais comuns de encontrar no mercado.


Os cremosos são ótimos para serem usados abaixo dos iluminadores em pó, para dar aquela potencializada no glow. Outra forma INCRÍVEL de potencializar efeito de iluminador em pó é borrifar água termal no pincel antes de pegar o produto na embalagem, fica holofote de luz. Mas ambos também podem ser usados sozinhos. Importante mencionar que os produtos cremosos são excelentes para peles secas e/ou maduras, já que tendem a marcar menos as linhas de expressão e não ressecam. Já os iluminadores líquidos são excelentes para utilizar no rosto todo, antes de aplicar a base, deixa a pele muito viçosa, com aspecto hidratado, cara de brilho natural. 


Fiz swatches na pele para que vocês possam ver que o brilho é intenso, independente da textura, o que muda mais são as cores. Porque sim, existem muitas cores de iluminador, algumas mais peroladas, outras mais douradas ou prateadas, aquelas mais rosadas... A variedade é grande e vai de acordo com o gosto da freguesa. Mas é importante sempre levar em consideração o seu tom de pele, porque sim, isso influencia e MUITO! O que não podemos esquecer é que iluminadores não devem adicionar cor ao rosto, e sim brilho. Por isso iluminadores mais claros, com o fundo mais "branco"são mais indicados para peles claras, e iluminadores mais dourados, com o fundo mais escuro para as peles mais morenas. A não ser que você queira usar como bronzer, mas aí já é outra história. 



E para aplicar hein? Dá pra aplicar com a mão, dá pra aplicar com esponjinhas, mas o mais fácil é aplicar com pincéis. Sim! Sempre eles. 
Separei aqui os que eu tenho, e que recomendo depois de todas as informações que peguei por aí. 
Os vassourinhas são uma das melhores opções. E se por tantos anos esse pincel não tinha muita serventia, nem pra varrer, agora ele foi levado ao pódio de queridinho. 
Na foto tem um vassourinha mais gordinho, que é melhor para áreas maiores, como as maçãs, já que ele pega um pouco mais de produto. Depois o vassourinha mais "magrinho" que serve para áreas menores como abaixo das sobrancelhas, ou arco do cupido. E por final o pincel fofinho de esfumar que é perfeito para aplicar os cremosos. Os líquidos utilizo as mãos ou uma esponjinha úmida. Mas aqui, o importante é você testar pra ver o que melhor se adapta. 



Como mencionei acima, ainda existem os bronzers. Esse produto pode ser com ou sem brilho, mas como aqui estamos falando de iluminador... Bronzers com partículas cintilantes são ótimos para dar aquele glow a mais na pele. Se você for negra, poderá usar como iluminador e vai ficar LINDO. Mas se você for branquinha, pode usar quase como um contorno. Essa paleta da Ruby Rose que já resenhamos e é queridinha de muita gente, tem uma versão linda. 



Essa foto exemplifica bem o que falei sobre adicionar cor, se eu que sou branquinha, usasse esse produto como iluminador, iria ficar com uma faixa escura no rosto. Portanto posso apenas usar como bronze. Mas morenas e negras, usem e abusem, porque é LINDO!

Hoje fiz uma make usando esses 3 principais tipos de iluminador, mais o bronzer para exemplificar bem. 



A luz não estava muito boa, mas acho que deu bem pra ver o glow, fiquei muito impressionada como a pele ficou bonita e viçosa, acho que a foto nem faz jus ao que estava pessoalmente. Usei iluminador líquido por todo o rosto, depois a base, e iluminador nos pontos estratégicos do rosto. 


Bronzer bem esfumado abaixo das maçãs, iluminador abaixo das sobrancelhas, no arco do cupido (acima dos lábios), na pontinha do nariz, e nas maçãs do rosto. Algo que acho IMPORTANTE de falar é que a gente só aplica iluminador onde quer ressaltar algo. Por exemplo, algumas pessoas aplicam no ossinho do nariz, no comprimento. Eu não faço isso, já que tenho desvio de septo e meu nariz é tortinho, se eu aplicar iluminador ali, vai só ressaltar. Portanto, só a pontinha leva produto, pra dar aquela empinada. Tudo na base do truque. Outro ítem pra levar MUITO em consideração, em alguns pontos do rosto é melhor evitar o uso, para não dar aquela aparência de pele oleosa, ao invés de pele hidratada. A testa é um bom exemplo, principalmente se você realmente tem a pele oleosa. 

Tá gostei de tudo isso, quero usar, mas não tenho iluminador e nem quero sair correndo pra comprar, como faço? Não tem problema, isso não é motivo pra ficar sem esse glow mágico, eu tenho a solução!



Sombras! Quase todo mundo tem uma paletinha de sombras que tem aquela clarinha pra dar uma iluminada na make, que tal usar no rosto? Aqui duas que eu tenho e super se encaixam como iluminador. 


Aqui nessa paleta, essa sombra assinalada, tem um brilho lindo. 



Ainda tenho essa sombra cremosa da Maybelline (Color Tattoo - Cor 70 Barely Branded) que uso tanto de base para outras sombras, como iluminador cremoso. 



A primeira é a sombra em pó e a segunda a sombra cremosa, me diz se não são ótimos iluminadores? Viu! Não tem mais desculpa pra não sair cheia de glow por aí, com aquela pele linda e com cara de saudável.

Ficou afim de um conteúdo complementar? Indico MUITO o vídeo, que inclusive seguiu de guia pra minha make de hoje, da Camila (DIVA) Coelho sobre pele iluminada. Gostou? Acha que falta alguma coisa, tem algum comentário, ou dica? Compartilha aqui conosco! 


                                         


Seja o primeiro a comentar:
Postar um comentário